quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dialectos

Uma das maravilhas do nosso património, em minha opinião, são os dialectos. São por vezes esquecidos e muitas vezes ignorados chegando mesmo, em algumas situações, a serem desprezados e gozados.

Lembrei-me hoje de os recordar e espero que gostem tanto quanto eu.

Todas as línguas naturais mudam e apresentam variação interna de acordo com a localização geográfica ou o estatuto social dos seus falantes. As fronteiras dialectais que os dialectólogos explicitam, chamadas ‘isoglossas’, são a interpretação cartográfica dos dados linguísticos recolhidos por observação ou por inquérito linguístico.
A diversidade dialectal do português europeu tem sido caracterizada pelos seus principais estudiosos (José Leite de Vasconcellos, Manuel de Paiva Boléo e Luís Filipe Lindley Cintra) a partir, sobretudo, de características fonéticas diferenciadoras, ou seja, com base no estabelecimento de ‘isófonas’. Em termos fonético-fonológicos, existem, no território nacional português diversas variedades diatópicas distintas, algumas das quais possuem caracteríticas muito específicas, que dificultam a compreensão mútua.
Actualmente considera-se que no território português continental há duas grandes subdivisões dialectais: os dialectos setentrionais e os dialectos centro-meridionais. Quanto aos dialectos insulares, originalmente descendentes de variedades centro-meridionais do continente, verifica-se que apresentam particularidades fonético-fonológicas muito marcadas. Os dialectos insulares têm sido objecto de investigação dialectológica aprofundada nas últimas décadas.

Dialectos de Portugal
Açoriano (ouvir) - Açores
Alentejano (ouvir) - Alentejo
Algarvio (ouvir) - Algarve (há um pequeno dialecto na parte ocidental)
Alto-Minhoto (ouvir) - Norte de Braga (interior)
Baixo-Beirão; Alto-Alentejano (ouvir) - Centro de Portugal (interior)
Beirão (ouvir) - centro de Portugal
Estremenho (ouvir) - Regiões de Coimbra e Lisboa (pode ser subdividido em lisboeta e coimbrão)
Madeirense (ouvir) - Madeira
Nortenho (ouvir) - Regiões de Braga e Porto
Transmontano (ouvir) Trás-os-Montes

1 comentário:

Rafeiro Perfumado disse...

Esquceste-te do dialecto "jove". Tipo, naquelas, tás a ver, bué da bom, curte meu, e outros exemplos...