quarta-feira, 23 de junho de 2010

Er Rachidia – Er Rachidia.

Para mim o melhor dia.

Uma vez mais bem cedinho, 6 da manha, temos de estar prontos para partir, ou seja, dentro dos carros e com tudo que seja necessário para todo o dia.
Honestamente foi mais fácil pois como vamos "dormir" (estou a ser simpático...) ao mesmo sitio não é necessário desmontar o acampamento.
Temos de passar por uma outra cidade a cerca de 70 km e 6 em ponto lá vamos nós.
Já alguém viu um oásis? como quase toda a gente (pensava eu) o oásis é uma coisa relativamente pequena com árvores e agua bem no meio do deserto, mas não, nada disso, é que cerca de 20 km depois no meio do deserto começamos a ver árvores e depois mais árvores era um oásis.
Este oásis é no vale entre 2 montanhas e tem, aproximadamente, uns 15 km, só conseguimos ver agua no fim mas tendo em conta a quantidade de árvores e casas certamente haverá agua, senão á superfície, muito pouco profunda.
Conseguimos ver as construções típicas com uma espécie de tijolo feito artesanalmente e que mantém a grande maioria das "casas" de pé.
Ao chegar á cidade fomos em direcção ao um hotel, tinha sido esse o sitio combinado com o nosso guia, o Mohamed.
Uma vez mais todos juntos partimos sem saber bem para onde mas bem contentes com o que estávamos a ver e viver, a luz é magnifica e o cheiro, tirando alguns sítios, também.
O Mohamed levou-nos as dunas ao Sahara, melhor, ao magnifico sahara, e foi ver 15 jipes atascados e cada um pior que o outro, parecia competição.
Depois de muito esforço lá conseguimos sair todos dali e almoçamos bem no meio do deserto, num albergue típico que pode ser alugado por 30€ com jantar, pequeno almoço e dormida, um sitio paradisíaco.
Barriga cheia e lá vamos nós pelo meio de um rio seco, uma das melhores pistas que andámos, já por diversas vezes utilizada no Dakar, e que nos deu, a todos, um prazer imenso.
Já muito perto do Erg-Chebbi fomos recuperar forças a uma povoação muito pequena, café, o típico chá e musica e dança típica deu para acalmar um pouco para logo de seguida vermos mais uma maravilha.
Já tinha ouvido, lido e visto falar do Erg-Chebbi mas estar ali é algo que... bom tenho de repetir.
Fotos e mais fotos, andar para cima e para baixo naquela magnifica duna e desfrutar ao máximo aquela momento foi o que todos fizemos.
Ao partir todos pensamos que íamos voltar ao acampamento, mas não é que fomos ao Lago Salgado ? mais fotos, mais desfrutar, respirar e viver aquele momento mágico e fantástico.
Foi então que iniciamos a viagem de regresso mas antes o nosso guia, que tão bem nos guiou no meio das dunas, ainda nos deu o prazer de percorrer mais uma magnifica pista pelo meio de camelos e burros selvagens, árvores e casas distantes foi "a cereja no topo do bolo".

Foi o melhor dia

até amanha

Sem comentários: