quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ADN

Á uns dias coloquei um "post" em que falava no ADN das Empresas e o porquê, na minha opinião, de algumas terem sucesso e outras um sucesso ainda mais "saudável", ao invés de algumas que por muito que tentem conseguem aqui e ali ter, unicamente, uma alegria.

Há, na minha opinião, algumas razões para esse sucesso e se me é permitido, hoje falarei de uma delas.

É claro, nas Empresas de sucesso, que o exemplo tem sempre de vir de cima, é impensável o lema "faz o que eu digo porque só eu posso fazer o que faço".

Este "lema" pode fazer, criar e/ou transformar pessoas honestas e trabalhadoras em trabalhadores frustrados, tristes, cinzentos...

Essa alteração pode ter várias derivações, podemos ignorar e continuar a fazer o nosso trabalho, arranjar maneira de fazer o que só a nós foi proibido, de forma menos correcta, e algumas vezes menos digna, podemos ser os refilões e tornar-nos numa "pedra no sapato", ou podemos ser aquilo que querem que sejamos os "yes sir", bem como outras e algumas delas bem desagradaveis.

Estas são só algumas porque, talvez, a mais importante de todas é estarmos a criar, dentro da Empresa, uma forma de estar, uma filosofia e uma "politica" completamente incorrecta.

Aquilo que as Empresas de sucesso sabem é que um funcionário contente, alegre, satisfeito rende muito mais, consegue optimizar o seu tempo e considera sua a Empresa em que trabalha.

É também por essa razão que tudo fazem pelos seus funcionários, para que estes sintam que são verdadeiramente parte do sucesso, seja conjuntamente com a família ou unicamente com e entre as diferentes equipas dos diversos departamentos.

Para uma Empresa ter sucesso é indispensável o respeito e a compreensão, é indispensável haver níveis de comprometimento elevados de forma vertical e horizontal, é indispensável haver lealdade da e para a Empresa e de e para os colegas e fundamentalmente é indispensavel se sinta essa lealdade e verticalidade de, para e entre as cadeias hierárquicas.

Sem comentários: