quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CORRECTO OU JUSTO?!

Vamos-nos deparando no nosso dia a dia com situações que são "justas e/ou correctas".
Creio que ambas podem confundir, baralhar e/ou mesmo atrapalhar várias das nossas decisões.
Vejamos o significado de cada uma :
- Justo : adj, Conforme ao direito. Conforme à razão. Imparcial, recto!reto. Razoável. Exacto!Exato. Ajustado. Adequado. Que ajusta ou assenta bem. Apertado. Pessoa que procede com justiça. Bem-aventurado. Aquele que não é grande pecador. O que é conforme com a justiça.
- Correcto : adj. Sem erros. Conforme ao dever, aos usos.

Já não sei se é justo ou correcto dizer que são, pelo menos, bastante próximas.

Creio que , como em tudo na nossa vida, temos de nos adaptar a exacta situação que estamos a viver, julgar ou mesmo comentar.

Essa é, na minha opinião, uma das caracteristicas mais importantes que, alguém que tem de julgar, tem obrigatoriamente de ter.

Mas, infelizmente, nem sempre assim se passa.

Vejamos o pequeno texto que, na minha opinião, é bem elucidativo.

Dois advogados encontram-se no estacionamento de um Motel e reparam que cada um está com a mulher do outro...
Após alguns segundos de perplexidade, um diz ao outro, em tom solene e respeitoso:
- "Caro colega, creio que o correcto seria que a minha mulher viesse comigo no meu carro, e a sua mulher voltasse com V. Excelência".
Responde o outro:
- "Caríssimo colega, isso seria o correcto, mas não seria o justo, especialmente tendo em consideração que V. Excelência está a sair, e eu ainda estou a chegar..."

Feliz dia

Sem comentários: