domingo, 27 de fevereiro de 2011

S. Gabriel

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, nascido Francisco Possenti, nasceu em Assis, na Itália, a 1 de Março de 1838. Quando a sua mãe, Inês Frisciotti, morreu, tinha ele quatro anos de idade e foi para a cidade de Espoleto onde estudou no Colégio Jesuíta até aos dezoito anos. Aí conheceu o fascínio do mundo. No entanto, secundando as chamadas da graça, decidiu deixar tudo para ingressar na Congregação da Paixão de Jesus Cristo em 1856.

A sua vida religiosa consistiu em realizar o modelo de uma existência crucificada para o mundo, plenamente aberta à união com Deus e ao exercício de todas as virtudes, particularmente a humildade e a obediência. Distinguiu-se pela sua devoção a Nossa Senhora das Dores, especial característica da sua espiritualidade, a par do seu amor incondicional por Jesus Crucificado.

Morreu em Isola del Gran Sasso, nos Abruzzos, em 27 de Fevereiro de 1862, com apenas 24 anos de idade.

Foi beatificado em 1908, e canonizado a 13 de Maio de 1920 pelo Papa Bento XV, que o declarou exemplo a ser seguido pela juventude dos nossos tempos.

Em 1926 foi declarado co-padroeiro da Juventude Católica Italiana e, em 1959, padroeiro principal dos Abruzzos – Itália. Junto ao seu sepulcro ergue-se agora um grandioso santuário, meta de piedosas peregrinações e centro de irradiação religiosa.

A figura deste Santo jovem, mais conhecido entre os devotos como o "Santo do Sorriso", caracteriza a genuína piedade cristã inserida nos nossos tempos e conquista cada vez mais o coração de muitos jovens, que se pautam pelo seu exemplo para ajudar o próximo e de união íntima a Deus.

que me desculpem mas S. Gabriel, para mim, será sempre o meu amigo :



feliz dia

1 comentário:

Rafeiro Perfumado disse...

Pena depois o resto da Igreja não seguir o exemplo.

Abraço!