segunda-feira, 22 de março de 2010

Desporto

É lógico que estou contente.
É claro que estou feliz.
É normal ter gostado do resultado.

Por outro lado sinto-me bastante triste com o que assisti, com o "vergonhoso espectáculo" que o chamado "desporto Rei" deu.

Não é normal o que se passou, vejamos o fim de semana desportivo :

Portugal, em Rugby, não consegue o 2º apuramento para o campeonato do mundo e vemos os atletas tristes, a chorar mas a respeitar o adversário e sem qualquer tipo de problemas, nem com/entre jogadores, nem com/entre o publico.

Logo depois do jogo a SporTV transmitiu um jogo de Rugby entre a Escócia e a Irlanda onde a equipa da casa perdeu por 3 pontos, uma vez mais temos atletas e publico triste mas a saída é feita com as duas equipes a formarem o chamado "corredor" onde o adversário passa pelo meio e é aplaudido.

Mas o que mereceu e merece mais destaque em toda a nossa comunicação social é o jogo de ontem entre o Benfica e o Porto. Estou certo que é o desporto que movimenta mais dinheiro, pelo menos na Europa, mas também é o mais sujo e aquele onde os dirigentes e responsáveis são menos capaz, senão vejamos.

No Rugby já a muito tempo que nos jogos mais importantes a televisão tem um papel importante na decisão de lances "complicados" para o arbitro onde este pode solicitar ajuda e em "canal aberto" onde se pode ouvir o que o arbitro diz aos atletas, há verdadeiro "fairPlay" mas mais importante há respeito.
No futebol nada disso se passa. A comunicação entre os árbitros é em "canal fechado", a televisão, embora podendo ajudar, é tida como inimiga, e o tão apregoado "fairPlay" não existe.

No Rugby estivemos quase a conseguir um feito histórico com o 2º apuramento para o mundial e ninguém se lembra ou fala que todos, repito todos os jogadores não são profissionais têm os seus empregos como qualquer um de nós e só antes, na hora de almoço ou no fim do dia de trabalho podem treinar.

No Futebol é o inverso ganham mensalmente fortunas para unicamente jogarem e não lhes é exigido um comportamento digno e responsável.

Ontem vimos claques á pedrada e jogadores a terem comportamentos indignos de representarem os seus Clubes e muito menos a nossa Selecção Nacional, nada lhes aconteceu e em nada foram responsabilizados. Na minha opinião a violência começa de dentro para fora e o que vimos ontem foi bem o espelho disso.

Haja vergonha, haja respeito e dignidade na vitoria e também na derrota.

O Filipe Campos venceu mais uma prova do nacional de TT e praticamente ninguem sabe porque?

PS
Hoje se fosse vivo o Airton Senna da Silva fazia 50 anos

feliz dia e semana

Sem comentários: