segunda-feira, 1 de março de 2010

Transportugal 2010

Foi no fim de semana, 6ª, sábado e domingo.
Para mim, mesmo sem ter participado na 6ª, foi e é sempre muito agradável ver que o(s) "antigo(s)" formato(s) do Transportugal estão a ser pensados para voltarem á ribalta.
Fala-se de voltar aos passeios mais longos mas, fundamentalmente, voltar a ter 2 Transportugal por ano, sendo que o de Setembro/Outubro acaba em Águas para poder-mos ver a magnifica colecção do Megre.
Mas voltando a este fim de semana foi verdadeiramente intenso.
A 1ª etapa, 6ª feira de Tomar a Coimbra, foi realizada sempre com muita agua e com algumas alternativas mas sem que o percurso fosse muito alterado, já no Sábado a coisa foi bem diferente.
Como sempre a organização primou pela pela segurança e depois de ter tentado de tudo para que a pista ficasse livre, ao fim de algum tempo e com cintas ter retirado 3 ou 4 árvores eis quando começam a cair outras, uma houve mesmo que por pouco não os prendeu, era de tal forma grande que só mesmo os Bombeiros com "maquinas pesadas" a poderia retirar. Depois veio o nevoeiro, a chuva e o vento, melhor o muito vento. Foi de tal forma que depois de terem uma "chuva de pinhas" não lhes restou outra alternativa que anular a etapa de sábado. Mesmo assim, tanto nós como quase todos ou nossos companheiros, fomos almoçar a Piodao. Dizia-mos todos que era uma zona muito bonita e que, já agora, vamos passear até lá.
Pois é esquecemo-mos foi que o mau tempo também lá estava, e que Piodao é a cerca de 1200 metros de altitude. Ali o vento era ainda pior e a chuva muito mais forte. Restou a tenda para o almoço e 2 ou 3 lojas por ali perto.
Mas nem o almoço foi descansado. Achuva cada vez mais intensa juntou-se o vento como, creio, nunca tinha visto, e almoçar com as fortes rajadas tornou-se um acto heróico...
No domingo lá conseguimos "fazer a prova" mas com a "fome" de todos soube a pouco. Mesmo assim tivemos emoção de sobra desde carros atascados até as orelhas a poças de lama, melhor rios de lama, e trilhos que normalmente são fáceis a tornarem-se verdadeiramente impraticaveis. Mas tudo foi feito e eu tive tempo para, no meio da lama, mudar um pneu ao meu carro... ainda não vi mas creio que há fotos e estou muito curioso para as ver...

feliz dia e semana

1 comentário:

RB disse...

Eu já vi as fotos :)